Compartilhando sua localização em tempo real com o Google Plus

Algumas pessoas podem achar que é loucura compartilhar a localização, mas se for pensar direito isto pode ser de grande ajuda, quer um exemplo? Lembram de um caso cerca de 2 anos atrás que um grupo de jovens morreu num acidente de carro e que somente 24 horas depois do acidente é que foram encontraram? Os pais estavam preocupados sem saber onde estavam, já que não haviam chegado ao destino. Se eles estivessem utilizando um serviço destes mesmo que a operadora de telefonia não funcionasse no local eles teriam ao menos um local mais próximo do acidente para poder encontrar os jovens. Um tanto dramático o exemplo, mas não sou o tipo de pessoa que acha que as coisas podem não acontecer comigo ou com alguém próximo, porque sejamos realistas, qualquer coisa pode acontecer a qualquer um.

Utilizo este serviço há anos, deste a época em que ele não era integrado ao Google Plus, vocês devem lembrar dele, o Latitude. Compartilhar a localização é bem simples, acesse o aplicativo do Google Plus e em seguida no menu selecione Locais.

    

Se a função ainda não foi ativada em seu dispositivo, quando acessar o Locais aparecerá estes dois popups para que ative tanto o compartilhamento da localização quando o histórico.

    

Depois de ativado, estando no Locais, você verá sua localização. Se clicar na foto é possível ver mais detalhes e também um menu, onde as setas mostram a localização do próximo contato, já o ícone no centro do menu (o boneco) mostrará uma lista com todos os contatos.

    

Você pode escolher quem poderá visualizar sua localização, o que não significa o contrário, pois se a pessoa que você compartilhou não permitir que a veja, ela poderá lhe ver e você não poderá vê-la.

Achei mais organizado criar um círculo, que chamei de Latitude, e coloquei as pessoas que permito visualizarem minha localização. Você pode gerenciar isto acessando as Configurações de local.

    

O histórico de onde você andou fica guardado e é possível visualizar no Histórico de Localização.



Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *