2-step verification, você usa?

O 2-step verification nada mais é do que uma segunda camada de segurança para acessar uma conta no Google e, para o nosso bem, esta função não só tem ficado nele, serviços como o Dropbox (que já falei aqui) e Meraki, usam isso para garantir uma maior segurança no acesso as contas.

Funciona da seguinte forma: Quando é informado o login e senha de acesso a sua conta do GMail, por exemplo, você será direcionado a uma página que irá solicitar um código contendo seis dígitos e somente depois de informar eles é que poderá acessar sua conta.

Agora de onde vem estes seis dígitos? Bem, existem 3 formas de fazer isso de forma simples. A primeira usando os códigos que mudam a cada 30 segundos no aplicativo Google Authenticator, tem versões para Android, Blackberry e iPhone.

A segunda é usando a tabela com códigos de backup que foi dada quando a função foi ativada na conta.

A terceira é receber uma sms no número de telefone cadastrado. Estas duas últimas opções são mais para situações onde não se tem um aparelho com o Google Authenticator instalado ou para quando se perde o mesmo.

Para os aplicativos que usam as contas do Google, como por exemplo um cliente de email, a forma de acesso muda também mas não é preciso ficar informando o código de segurança todas as vezes que for acessar.

Na página de configuração do 2-step tem uma parte chamada application-specific paswords onde você irá gerar uma senha formada por 16 letras para um determinado aplicativo.

Tava falando como usar e esqueci de falar onde ativar, relevem 😉

Para ativar você deve ir na parte de segurança nas configurações da sua conta no Google, lá vai ter a opção do 2-step aí você ativa 🙂

Na página do suporte do Google tem um tópico explicando esta função com mais detalhes caso tenha interesse.

Já ativou? 😉



Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *