Foursquare: Ele pode lhe ajudar mais do que você pensa.

No dia 16 de setembro de 2010 eu comecei o uso do Foursquare, alguns amigos meus já usavam e a única pergunta que eu fazia era: Por que usar isso? O que ele tem de realmente bom pra me oferecer? Foi aí que um deles me disse o motivo de usar e, pelo menos pra mim, o argumento foi válido: Uso como agenda.

Gente sério mesmo, eu não tenho a menor paciência de ficar anotando os lugares onde passei e com quem eu estava naquele dia. Lembrar destes detalhes depois de alguns meses é um tanto difícil, não acha? Sem contar que, às vezes, é preciso saber. Por acaso você lembra o que fez dia 6 de abril de 2011? Pois é, eu não mas sei onde obter esta informação.

Contudo, depois que passei a usá-lo, vale salientar que uso diariamente, passei a usar outros recursos disponíveis como por exemplo o recurso de Dicas. Geeeente do céu isso é muito bom, imaginem a seguinte situação: Você chegou numa cidade que não conhece e escolhe um lugar para se hospedar, a primeira coisa que você pensa é se aquele lugar é bom, certo? Pois bem, você procura ele no Foursquare e voilà, algumas pessoas deixaram dicas do que acharam do local.

Isso serve também para restaurantes, praias e o que “diabos” seja que você queira. Tem até de motel e pessoas fazem checkin, algumas só para tirar onda, não é @hdoria?! 😛

Outro recurso legal são as promoções, isso mesmo que você leu, promoções. Um amigo foi para Altamonte Springs, FL e em algumas poucas lojas ele conseguiu desconto de US$ 10 numa compra de US$ 50. Está achando que é brincadeira? Pergunta a ele (@tresso), ele conta exatamente como foi.

No Brasil não vi muitas lojas fazendo isso mas o Dali Cocina, aqui em Recife-PE, tem duas promoções boas: Se for a primeira vez no restaurante você ganha um milkshake de capuccino e uma vez por mês o Mayor tem direito a uma refeição por conta da casa.

Acessando o site 4SquareOffers e informando a cidade onde você está é possível listar as venues que tem ofertas.

Há um projeto em parceria com a empresa SinglePlatform que permitirá a inclusão de cardádios de restaurantes na rede social. Imagina que legal tudo num lugar só: Dicas, cardápio, possíveis promoções… Tenho certeza que mais novidades estão por vir.

Outra coisa bem interessante é que todos os dados existentes foram e podem ser colocados por qualquer pessoa que use rede social, isto faz com que a base de informações seja gigantesca. Mas isso não significa que é uma bagunça, o negocio é arrumado e sabe como? Existem os Super Users (SU) e eles arrumam as alterações feitas por algumas pessoas, aí você pode perguntar, algumas pessoas? Sim, pessoas que só querem usar o serviço por usar (algumas vezes por “modinha”) e não se preocupam com a real utilidade dele e criam venues replicadas, faltando informações ou até mesmo com informações falsas, sem contar também aquelas que criam venues somente para conseguir a prefeitura do lugar e ter status, trapaceando, mas este assunto acredito que possa ficar para outra matéria :P.

A organização não fica somente com os Super Users, você pode ajudar, claro que de maneira mais restrita, sinalizando a(s) venue(s) duplicadas, falsas ou com informações erradas.

O Foursquare, ao contrário do que muita gente fala, é muito bom e pode sim ajudar você, principalmente, se você gosta de conhecer novos lugares e se aventurar.

[note] OBS: Escrevi este texto em 06 de fevereiro de 2012 e ele foi publicado na edição n.34 da Revista Espírito Livre. [/note]



Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *